A versão mais recente do Ubuntu oferece um kernel de ponta e segurança aprimorada para desktop.

10 de outubro de 2024
Hoje, a Canonical anunciou o lançamento do Ubuntu 24.10, codinome “Oracular Oriole”, disponível para download e instalação em ubuntu.com/download .
O Ubuntu 24.10 oferece o kernel, as cadeias de ferramentas e o ambiente de desktop GNOME 47 mais recentes, além de melhorias significativas na segurança do software.
“O Oracle Oriole define um novo ritmo para entregar o kernel upstream e as cadeias de ferramentas mais recentes”, disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. “Novos recursos de segurança experimentais demonstram nosso comprometimento em elevar continuamente a experiência do desktop Linux em conversas com a comunidade pelos próximos 20 anos e além.”
O Linux 6.11 oferece a mais recente capacitação de hardware
Ao incluir o kernel Linux 6.11, o Ubuntu 24.10 marca uma mudança na política de seleção de kernel da Canonical para mirar no kernel Linux upstream mais novo disponível e fornecer aos usuários os recursos e suporte de hardware mais recentes no lançamento. Os fornecedores de silício agora podem planejar mais facilmente as futuras versões do kernel em lançamentos futuros do Ubuntu e atualizações de habilitação de hardware (HWE) para lançamentos LTS existentes.
“A transição da Canonical para o kernel 6.11 permite uma entrega mais rápida dos últimos aprimoramentos do Ubuntu para clientes da Dell usando a versão 24.04.2. Essa mudança ressalta o comprometimento da Canonical em dar suporte a hardware com tecnologias de ponta em seus lançamentos LTS”, disse Jason Durst, vice-presidente da Dell Consumer PCs.
A adição de kdump-toolsimagens relevantes de desktop e servidor Ubuntu habilita despejos de falhas do kernel por padrão. Essa abordagem proativa simplifica a solução de problemas ao capturar automaticamente dados críticos após uma falha, permitindo diagnósticos mais rápidos e eficazes, sem exigir que os usuários ajustem manualmente as configurações de antemão.
Solicitação de permissões traz controles de segurança mais rígidos

O prompt de permissões é uma ferramenta essencial para usuários preocupados com privacidade e segurança para controlar, gerenciar e entender o comportamento dos aplicativos em execução em suas máquinas.
O Ubuntu Desktop 24.10 apresenta o prompting como um novo recurso experimental que permite aos usuários um controle refinado sobre as permissões do aplicativo snap. Usando a implementação do AppArmor do Ubuntu, o prompting impõe o sandboxing e media o acesso no nível de chamada do sistema para garantir que cada ação seja rigidamente controlada e sujeita ao consentimento do usuário, mesmo para aplicativos que não têm conhecimento algum dessa mediação.
O prompt pode ser habilitado por meio do novo aplicativo Security Center no Ubuntu Desktop 24.10 e abrange permissões de diretório home na inicialização. Com o tempo, o Security Center será expandido com opções de prompt adicionais, bem como gerenciamento de firewall e criptografia.
GNOME 47 destaca atualizações da experiência do usuário de desktop
O Ubuntu Desktop 24.10 inclui o mais recente GNOME 47, que oferece uma variedade de melhorias na experiência do usuário, além de desempenho e estabilidade aprimorados. Esta versão também muda para Wayland por padrão para hardware com gráficos NVIDIA e usa os módulos de kernel NVIDIA 560 de código aberto por padrão em hardware suportado.
As atualizações do Snap agora são mais acionáveis, com o progresso da instalação e da atualização visível no App Center. As atualizações também são visíveis no Ubuntu Dock, que também inclui melhor manuseio de Progressive Web Applications.
Para os jogadores, melhorias significativas também foram feitas na compatibilidade do Steam snap, com um modelo de permissões expandido e suporte aprimorado ao driver NVIDIA. O Steam snap também agrupa PPAs Mesa específicos para jogos para fornecer desempenho otimizado pronto para uso quando combinado com as configurações de baixa latência habilitadas no kernel mais recente.
Para comemorar o 20º aniversário do Ubuntu , o Ubuntu 24.10 apresenta uma série de referências exclusivas ao passado, incluindo uma cor de destaque especial "marrom verrugoso", papéis de parede de aniversário e a inclusão do som de inicialização original para aqueles que querem comemorar com estilo.

Segurança e usabilidade aprimoradas para gerenciamento de software
O Ubuntu 24.10 é a primeira versão provisória a incluir os formatos OpenVEX e OSV para relatórios de vulnerabilidade por padrão. Esses padrões de relatórios buscam reduzir as complexidades do gerenciamento de vulnerabilidades, fornecendo uma abordagem aberta para produzir e consumir informações de vulnerabilidade. Ao adotar esses padrões, a Canonical ajuda a expandir a abrangência dos dados de vulnerabilidade disponíveis neste formato, melhorando o gerenciamento de vulnerabilidades para o setor como um todo.
“Gerenciar vulnerabilidades conhecidas em dependências de código aberto é incrivelmente difícil, e a adoção do padrão OSV pela Canonical simplifica isso para milhares de projetos de código aberto distribuídos por meio de repositórios do Ubuntu”, disse Oliver Chang, engenheiro sênior de software da equipe OSV Team, Google e fundador do OpenSSF OSV Schema. “Usuários downstream se beneficiam da precisão aprimorada das informações de vulnerabilidade, bem como de metadados precisos que permitem que eles entendam e remediem seus riscos. Os dados de vulnerabilidade devem ser abertos e transparentes, muito parecidos com a forma como o código aberto é desenvolvido. Juntos, garantimos um ecossistema de software de código aberto mais seguro e estamos animados para ver esses dados sendo usados e integrados em mais ferramentas.”
Como uma versão provisória, o Ubuntu 24.10 se beneficia do compromisso de segurança da Canonical de rastrear, priorizar e abordar vulnerabilidades contidas no banco de dados de Vulnerabilidades Exploradas Conhecidas ao longo de seu ciclo de vida, independentemente da prioridade ou pontuação CVSS.
Esta versão também melhora a segurança do PPA. O APT agora requer assinaturas mais fortes para PPAs e outros repositórios. A Canonical assinou novamente todos os PPAs usando chaves de assinatura fortes e adicionou um novo sudo add-apt-repository --refresh-keyscomando para atualizar chaves PPA e fornecer informações sobre outras chaves de repositório configuradas.
Por fim, o Ubuntu 24.10 vem com uma UX de linha de comando aprimorada como parte do APT mais recente, facilitando a visualização das alterações que serão executadas ao instalar ou atualizar pacotes.

Suporte expandido para cadeia de ferramentas com certificação Rust e Java TCK versionada
O Ubuntu 24.10 inclui as mais recentes cadeias de ferramentas e tempos de execução para Python, Java, Go, C, C++, Rust e .Net. O suporte ao .Net é estendido para a arquitetura ppc64el nesta versão.
Pacotes Rust versionados dão suporte às necessidades variadas de desenvolvedores de componentes de distribuição e aplicativos corporativos, fornecendo a eles a opção de escolher uma versão específica conforme necessário. O Ubuntu 24.10 fornece Cargo e Rust 1.80 como padrões, com versões anteriores incluídas nos arquivos para dar suporte aos requisitos personalizados dos desenvolvedores.
Os pacotes OpenJDK 21 e OpenJDK 17 no Ubuntu agora são certificados pelo TCK (Technology Compatibility Kit) em amd64, arm64, s390x, ppc64el e armhf. O Java TCK é o conjunto de testes mais abrangente que cobre todos os aspectos da especificação Java SE, incluindo recursos de linguagem, bibliotecas e APIs. Ao passar nos testes TCK, os pacotes OpenJDK para a versão 17 e versão 21 no Ubuntu são verificados para serem compatíveis com a especificação Java SE para suas versões correspondentes. Isso garante interoperabilidade e conformidade com o padrão.
Valkey se junta ao ecossistema Ubuntu
O Ubuntu 24.10 agora inclui o Valkey, um armazenamento de dados de chave/valor de alto desempenho de código aberto (BSD) que pode suportar várias cargas de trabalho, como cache, filas de mensagens e tabelas de classificação. O Valkey pode funcionar como um servidor autônomo ou em um cluster, fornecendo opções de replicação para garantir alta disponibilidade e redundância de dados. O Valkey foi retroportado para o Ubuntu 24.04 LTS e será incluído em edições futuras, simplificando a disponibilidade e o suporte contínuo deste armazenamento de dados de código aberto para usuários do Ubuntu.
“Estamos animados que o Valkey será incluído no Ubuntu 24.10 e lançamentos futuros. Este marco é uma prova da natureza colaborativa e orientada pela comunidade do desenvolvimento do Valkey. Com sua base de código aberto e compatibilidade com plataformas amplamente adotadas, os usuários agora podem implementar o Valkey no Ubuntu, beneficiando-se de um ambiente totalmente suportado, de alto desempenho e confiável para suas necessidades de dados. O amplo alcance e suporte do Ubuntu o tornam uma plataforma ideal para o crescimento e inovação contínuos do Valkey.” – Ping Xie, Comitê de Direção Técnica e Engenheiro de Software do Valkey, GCP Memorystore.
Fonte: Canonical
Comentários
Postar um comentário